Fátima Bernardes deixa a apresentação do Jornal Nacional e ganha novo programa na TV Globo, concebido por ela mesma. Quase por unanimidade dos caciques do telejornalismo da emissora, a escolhida para o lugar de Fátima foi Patrícia Poeta. Esse consenso certamente prova que ela tem muito mais do que a inegável beleza.
Parênteses. Provérbios e expressões consagradas do idioma são recursos maravilhosos de linguagem quando bem usados.
Já expressõezinhas da moda…
Surpreende-me que a nova primeira dama do jornalismo do Pais, a bela Poeta, ao falar sobre como reagiu ao novo desafio tenha escolhido a mais tola de todas as expressõesinhas da moda. Lá pelas tanta, diz:
– Caiu a ficha
Português não é fast food – Big Mac1, Big Mac2 ou Big Mac3. As palavras do nosso idioma nos foram dadas/concedidas para que cada um as agrupe como desejar e não para transformar tudo em Bigs Macs 1,2,3….. morfológicos.
Antes do caiu a ficha, (arrepia-me só de ter que escrever pela 2. vez ), aliás até há pouco tempo, que saudades, quando se descobria alguma coisa nova, dizia-se que tinha se dado conta de alguma coisa, percebido tal coisa; os mais sofisticados falavam que realizaram tal coisa.
Patrícia, espero que a partir do momento em que você já estiver de fato no novo posto, você ponha os chavões da língua todos para correr e construa com as palavras dos nossos bons dicionários todas as suas intervenções no Jornal Nacional.
Sucesso sem Chavão, é o que lhe Desejo!!!
++++++++++++
Se quiser ler outros textos a respeito de Chavões no Boca e alguns assuntos próximos, Clique aqui Há link para vídeo excelente de Peça do Lúcio Mauro Filho em que se expressa através de Clichês.
– Eu não acho a Patricia Poeta bonita. Acho até meio feínha.
– Também não é boa apresentadora. Tem um jeitão super desajeitado, sem graça, só a Sandra Anenberg é pior.
– Ela não precisa ser boa, é casada com Amauri Soares, um dos diretores da Globo, pega o cargo que quiser.
– Realizar com sentido de perceber é anglicismo, não tem nada de sofisticado.
– “Caiu a ficha” não tem nada de pior que “lá pelas tantas”.
Saudações.
+++++
Realizar, saquei, percebi, descobri, me dei (ou dei-me) conta… deve haver muitas outras expressões/termos para dizer isso…
E então, pode ser uma proposta: usar as palavras separadas e não pacotes big mac 1, big mac 2……
Lá pelas tantas é lá pelas tantas e pronto/ponto. Diferente de bigsmacs do idioma.
Abraços
Paulo Mayr
Não sóu fã de Patricia Poeta,mas tenho certeza,que ela não vai se dar bem.O tipo de telejornalismo da Globo,principalmente o dito:”Horário Nobre”,cobra muita qualidade dos apresentadores,e não há perdão dos erros apresentados.Se fosse no telejornal,da tarde,talvez,ela se desse bem.Como ela reagiu, ao novo desafio,tendo escolhido a tola das expressões:”Caiu a ficha”,já é um mal começo para ela.Vamos ver o que vai acontecer,mas a Fátima Bernardes,vai deixar saudades…
++++++
Caro Cícero:
Havia escrito uma resposta caprichada para vc, mas sumiu por alguma besteira que fiz aqui (e olha que estou bem familiarizado com esse meu blog). Seguinte, a Patrícia Poeta é boa jornalista, caso contrário, não estaria onde está. Eu é que sou meio implicante com chavões.
Vamos torcer por ela.
Abraços
Paulo Mayr