É comum você estar tratando assunto importante, toca o telefone, o outro atende e você fica ali esperando.
Amigo meu conta que estava comprando uma passagem de avião no escritório da Empresa Aérea. Tocou o telefone, a mulher que o recebia começou a tratar da venda de uma passagem. Terminada a venda, ela volta-se para o meu amigo. Ele disse a data, local e voo que pretendia fazer. A atendente checa e diz que não há mais. Ela acabara de vender a última passagem, por telefone, enquanto meu amigo estava ali.
Pois bem, esse mesmo amigo conta que o diretor dele, antes de atender um funcionário, sempre fazia questão de frisar para a secretária.
– Dona Mariazinha, eu vou atender o senhor Raimundo, nosso faxineiro. Qualquer pessoa que ligar, a senhora anota o recado e, por favor, não me interrompa em hipótese alguma.
Esse em hipótese alguma só abria uma exceção: o Presidente da Empresa.
Muito lógico, muito certo. O diretorzão tá atendendo o seu Raimundo que, provavelmente, vai tratar de assuntos fundamentais para a vida dele. Toca o telefone, a secretária passa a ligação, um gerente dá uma má notícia, automaticamente, o executivo perde a atenção no problema vital do seu funcionário.
Pois bem, veja que lição deu o Ex-Primeiro Ministro Português, Pedro Santana Lopes, no entrevistador que interrompeu a entrevista com ele para apresentar reportagem sobre a chegada do técnico de Futebol José Mourinho a Portugal.
Tornasse praxe a atitude do político português, e não se teria mais as cenas de profunda falta de respeito e de educação, tão comuns nas emissoras de TV e também daqueles que largam o outro falando sozinho para atender o celular.