A propósito do episódio Sasha da Xuxa e cena com s, leitor escreve comentário, em princípio democrático, entretanto, absolutamente equivocado. Transcrevo o comentário:
O pânico que estão fazendo com essa garota é horroroso!!!!
É esse tipo de seguidor ou amigo que não se deve ter em qualquer site de relacionamento, esse bando de babacas entenderam que ela se referiu à cena com ” C” o importante é entender a mensagem, e por mais idiotas que essas pessoas são elas entenderam.
(o negrito é meu)
Ora, se a linguagem passar a admitir essa democracia do leitor, o caos se instala de tal maneira que se tornará impossível escrever; ler, então, nem pensar!!!.
Vamos lá:
A Sasha não sabe ou se dá ao direito de escrever a cena de filme com s e todos vão entender por se tratar do mesmo som e do contexto.
Mas a coisa tem que valer para todos, não é mesmo???
Assim sendo, alguém pode escrever a palavra CASA assim: CAZA (afinal, é o mesmo som e no contexto, vai dar para entender).
Um segundo alguém pode escrever Kasa (no contexto vai dar para entender, mas começa a complicar). Ksa também tem o mesmo som e no contexto…
O verbo Passar (se) no sentido de acontecer, pode ser escrito, de acordo com o sugerido, paçar.
Com essas três palavras chaves (poderiam ser xaves, né???) já dá para escrever frase curtinha absolutamente indecifrável de acordo com a nova proposta. Lá vai:
A sena si paçou na kza rocha (cor roxa)!!!
Se ler uma frase de meia dúzia de palavras já se torna o caos, imagine textos longos.
O Compositor Ari Barroso também era um excelente locutor de futebol, a ponto de as pessoas ouvirem qualquer jogo que ele transmitisse apenas para se divertir com seus comentários.
Quando o jogador começava a enfeitar, ele era taxativo:
– Jogar pra frente e reto já é difícil e esse infeliz fica querendo dar de trivela!!!Tenha a paciência!!!
Plagio a teoria dele a respeito da “democrática” proposta de deixar cada um escrever como bem entender:
Muitas vezes, entender o que está escrito de acordo com as normas vigentes já é difícil e o meu caro, atencioso e participativo leitor quer propor uma coisa dessas!!!
Paulo,
Trocando de “Pato pra Ganso”.
Até quando trabalhadores como nós, teremos que engolir sapos ; usar nariz de palhaço e cabresto.
Até quando o governo e Brasília fazem o que querem com o nosso dinheiro e os nossos direitos , mas fazem sempre nós os trabalhadores se sentirem “a mosca do Côco do bandido”.
Será que algum dia “caralho” ; agente vai conseguir colocar a boca no Trombone como a Xúxa fez para defender sua filha de um erro que qualquer um poderia cometer ; porém a “Xhaxha”quero dizer a Sasha foi alfabetizada em inglês como a maioria das crianças do nosso Brasil, não é mesmo?
Voce deve estar achando o que esta louca esta querendo linkar entre uma estória e outra …
Como eu gostaria de ser uma Sasha , pois com certeza eu não teria que esperar 120 dias de erros dos incompetentes de Brasília e seus asssessores – funcionário públicos a receber meu seguto desemprego e que pena eu não ter uma mãe XUXA …
Não posso acreditar que a Sasha tenha errado, afinal hoje em dia, inclusive muito debatido em Linguistica,no campo de letras, são o ” certo e errado” ´ da fala e escrita, principalmente no que diz relação à internet. Acredito que por hoje em dia se ter uma , do tipo: ” kza, pq, tvz, ..” e por aí adiante, o que causa uma leitura mais rápida e dinâmica de quem o faz, isso de repente esteja causando uma certa Confusão na mente das crianças. Resumindo, acredito muito na possibilidade de ela realmente saber diferenciar o certo do errado, pois afinal ela teve uma excelente educação, acredito que ela tenha escrito desta forma, por que se pesquisar-mos em vários sites de relacionamento, veremos que Sasha não é a única a escrever de forma diferente, a geração dela toda escreve, sem excessão, de maneira diferente. Basta pesquisar-mos. O que acontece, é que ela é filha de Xuxa, por que ninguém está preocupado com o filho da fulana ou cicrana. A Sasha pode até ter se equivocado, mas ela ates de ser filha de uma celebridade, ela é uma criança e um ser humano. Corrija seu texto, que por sinal está muito pobre em pontuação e lógica.
++++++
Prezada Josiane:
Curioso seu comentário, você fala em Linguística, campo das letras, linguagem de fácil acesso para todos os navegadores e outros termos pseudo-sofisticados. Não satisfeita, me manda “corrija seu texto que por sinal está muito pobre em pontuação e lógica”.
Pois bem, Josiane, e o que dizer do SEU TEXTO??? Lá se lêem coisas do tipo: por que se pesquisar-mos em vários sites de relacionamento (o porque – que deveria ser escrito junto – está separado. Quanto ao perquisar-mos (separado), gostaria de saber em que idioma você está escrevendo???
Não satisfeita, você escreve excessão !!!
Josiane, quem é mesmo que tem um texto pobre???
Obrigado por seu comentário. Eles serão sempre bem acolhidos!!!
Atenciosamente
Paulo Mayr
Sena com s só ganhou notoriedade pq quem escreveu foi a filha da shusha…..aaaaaaaah, melhor ir catar coquinho do que ficar prestando atenção no que essa pirralha escreve, a midia realmente não tem nada o que fazer, ou melhor, o que noticiar!
Sabe o que me deixou triste nessa situação, não foi o erro da menina, e sim a não aceitação do erro pela mãe. Eu que fui alfabetizado em português erro…sou humano, recebo crítica, sim.
A Xuxa tem que aceitar que a filha dela pode e irá errar, ela é humana, e se não estiver satisfeita, contrate um professor de português.
O importante é não jogar uma pressão gigante em cima da filha, ela tem como eu disse antes direito de errar, e é bom que ela sofra criticas, pois só estamos sempre sendo avaliados.
Abraço
Eu discordo de você Paulo, mesmo que seja insignificante as pessoas ainda não levaram o contexto e sim a regra imagine uma frase de uma prova de dissetação: “Voçes pressizam se conssientizar-se pra que nós…” (voÇes preSSiZam SE conSSientiZar-SE PRA [de certa maneira é incoloquia] nós). Raciocine, ningumém ia pensar e o contexto. Entende??
Obrigado!
+++++
Diego:
Não entendi o que vc quis dizer, mas tá aí.
Abraços
Paulo
O que quis dizer foi que a fala e a escrita tem sim sua relação.. mas que uma não influencia gramaticalmente na outra. Agora em concordancia seja ela nonimal, verbal ou de gênero há uma correlação na fala.
Por exemplo: Se eu falar “chato” não é necessariamente que eu vá escrever “chato”, posso escrever “xato”..
Agora se eu falasse “Eles é arrogante” em vez de “Eles são arrogantes”, ai sim escreveria de forma errada já que falo de forma errado… A linguagem so inflluencia na concordancia gramatica..
Estão falando que foi uma besteira de adolescente só porque ela é filha da Xuxa queria ver se ela não fosse se iam aceitar assim!
“Affz”
Eu concordo com a Janaina ,queria ver se ela fosse filha de pobre,as pessoas iam se conformar ….
Iam na verdade dizer que não tem educação e que não apenas foi uma “Gíria” de adolescente
Ela errou,e estão tentando acobertar o erro!
Pra que ser alfabetizada em inglês se não domina o Português?
++++++++++++
Dara:
Legal essa polêmica que vcs estão mantendo aqui no meu blog. Fico contente. Concordo com vc, pra que ser alfabetizada em inglês se não domina o Português. E mais, aquela questão que eu abordo em outro texto
também é importante: das amizades que a gente faz no colégio e que são levadas pela vida a fora.
http://bocanotrombone.ig.com.br/2009/09/08/matricular-filho-em-colegio-pra-gringo-sera-que-vale-a-pena/
Se quiserem, meu blog tem sempre assuntos polêmicos. Essa semana mesmo publiquei alguns.
Deixo o link do blog. Vou mandar esse texto para seu email
http://bocanotrombone.ig.com.br/
Valeu
Paulo Mayr
Jente vcs estão crusificando a menina por cauza de um erinho…
ella e so um adolecente !
Olha não sei se o erro da Sasha foi pequeno ou grande ,mas da moça aí de cima está feio ein
kkkkkkkkkk