Começou mais um Big Brother, um verdadeiro nada, sem querer ofender nenhuma das palavras – um, verdadeiro e nada – usadas aqui para definir imbecilidade tão grande.
Ingênuo, antes eu calculava que a Globo economizava uma fortuna. Ao invés de arcar com custos de produção de programas tradicionais, cachês de artistas e demais gastos, pensava eu, bastava dar uma gratificação infinitamente mais minguadinha para os, na linguagem da Globo, “brothers” and “sisters” e beleza – o circo tava armado. Isso foi o que pensei em um primeiro momento.
Tem mais.
Além de economizar a tal fortuna, o faturamento da Globo é fabuloso, uma vez que o telespectador desse tipo de espetáculo é muito participativo e se orgulha de registrar seu voto durante a série. Para isso, cada telespectador paga uma pequena quantia cada vez que se manifesta por telefone. Muito lógico: certamente o telespectador tem muito dinheiro e a Globo, coitadinha, fatura essa graninha de cada um.
Leia o texto abaixo do site Big Brother
http://bbb.globo.com/BBB9/Noticias/0,,MUL955388-16397,00-NEWTON+E+RALF+QUEREM+PEGAR+SOL+MAS+NAO+AGUENTAM+O+CALOR.html
Ralf e Newton tomam sol depois do almoço – Título
“Será que o protetor solar que coloquei antes do almoço vai resistir?”, pergunta Ralf. Após almoçar, ele e Newton seguem para a piscina e tentam deitar na espreguiçadeira para tomar sol. Mas os brothers não aguentam o calor”.
*Obs do Boca – Tentam deitar. Deitar deve exigir muito talento…
Perdão por interromper, continue.
“Newton fica andando no sol, enquanto Ralf coloca o roupão em cima da espreguiçadeira de tecido preto e deita. Mirla também chega na varanda, mas prefere ficar na sombra”
Ler os dois parágrafos acima já causa desconforto, imagine assistir às cenas, como se falava antigamente – ao vivo e em cores…
Repetindo, classificar isso de verdadeiro nada trata-se de ofensa a essas três palavras.
Quando eu era criança, dizia-se que para cada sujeito esperto que nascia, nasciam dez trouxas. Basta fazer as contas da audiência do Big Brother e dividir por todos os envolvidos na produção e no faturamento do Big Brother para se constatar que os espertos estão nadando de braçada…
Como já deu para perceber através de alguns textos anteriores, sou apaixonado pelo Brasil e pelos brasileiros. Entretanto, assistir a uma instituição como essa molilizando o que mobiliza e se calar, não seria honesto da minha parte!!!
Dom Paulo, a coisa é um tanto mais complicada. O mesmo povo que vê novela acompanha o tal big-sei-lá-o-quê. Escapismo da realidade com um voyeurismo infantil e inconsequente. Isto é show-bussiness, mistura da adorniana indústria cultural com o warholiano 15 minutos de fama – como se cantou no filme Cabaret, money makes the world go around. O verdadeiro nada é o conforto que os expectadores procuram para se refugiar da vida besta que levam. Expectadores porque ficam na expectativa de que algo – o nada – aconteça. E, se acontecer algo inesperado – eppur si muove! -, não os machuca, não dói, não traz nenhuma consequência nos seus valores.
Seré que os londrinos que assistiam às peças encenadas pela companhia do Shakespeare tinham uma experiência existencial que lhes alterava a vida, ou saíam do teatro, iam aos cafés e tocavam a vida como se nada tivessem visto? Hoje, assistir a uma (boa) montagem de Shakespeare nos traz elementos de reflexão sobre a vida, o universo e tudo mais (título do 3º volume do Guia do Mochileiro das Galáxias). Tenho minhas dúvidas sobre as qualidades intelectivas que os expectadores de novelas e big-sei-lá-o-quê possuem. Talvez estejam apenas em busca de assunto para conversar enquanto gastam suas vidas em futilidades.
E nós aproveitamos cada segundo para… navegar na internet! E ainda reclamamos quando a conexão está lenta.
Abração, tudo de bom!
Zé
****
Caro José:
A novela é bem produzida, bons autores, bons atores, bons cenários, mas é uma encheção de linguiça que não tem fim. Big Brother nem encheção de linguiça é, pq limita-se a ser, como disse, um nada.
E não é só povão que assiste. Conheci uma mulher milionária que assinava pay per view do Big Brother. Era milionária, mas uma búfala (sempre lembrando- como vc ressaltou- que essa minha expressão é inusta com os búfalos), já que almoçava e jantava assistindo televisão, o máximo do bufalismo na minha opinião, cheia das idiossincrasias. Retomando, milionários pobres de espírito podem se transformar em búfalos e assistirem Big Brother 24 hs por dia.
Grande abraço
Paulo
Falou tudo , Paulo !
Só se pode lamentar quem o assiste.
Como vai amigo.
Gostaria de manifestar meu entendimento para o sucesso desta porcaria de programa.
Objetivo unico- faturamento-
O investimento é pifio, e o retorno é estrondoso.
Não vamos por a culta na burrice dos telespectadores, afinal a programação é enfiada goela abaixo dos coitados, em todos os canais de comunicação, inclusive da concorrencia.
Acredito que programas com conteudo tambem teriam sucesso , se tivessem esse mesmo destaque, mais ai entram os custos da produção, então como o negocio é faturar, que se dane a moral e a educação.
*********
Caro Warner:
Acho que é exatamente isso: investimento pífio, faturamento fabuloso. Se há público para isso, está certa a Globo de manter.
Abraços
Paulo
E a responsabilidade da midia?-A mídia em geral tem muita influencia e pode-se dizer ser responsavel pela coisas lamentáveis que ocorrem em nossa sociedade(violência, lascividades e drogas), influenciando negativamente nossa juventude tão carente de educação de qualidade e conforme estudo:
1-”Programas de TV com conteúdo sexual podem contribuir com a gravidez na adolescência, concluiu estudo feito pela organização de pesquisa americana Rand, divulgado no início da semana(nov/08). A pesquisa levou três anos para ser feita, e é a primeira a relacionar programas televisivos com conteúdo picante a comportamento sexual arriscado entre os jovens.Nossas conclusões sugerem que a televisão pode desempenhar um papel significativo nos altos índices de gravidez na adolescência nos EUA”, afirma Anita Chandra, cientista comportamental que conduziu o estudo na Rand. “Não estamos afirmando que há uma relação direta de causa e efeito, mas que este é um dos fatores que podemos relacionar à gravidez na adolescência”, completa Chandra, acrescentando outros fatores, como revistas, músicas e internet. A mídia mercenária corrompendo os valores que nortearam o desenvolvimento social. Podemos notar p.ex. a qualidade da tv globo a cabo é bem superior(anos luz) do que a programação da tv globo tv aberta(Por que?).
02-“A taxa de mortalidade dos jornais é altíssima. A festa acabou. Precisamos fazer mudanças estruturais na imprensa” Juan Luis Cebrián, conselheiro do jornal espanhol El País.Na minha opinião o comentário acima do “El Pais”, pode servir para a midia em geral: jornais, revistas, tv , provedores e politicos”. As manchetes sensacionalistas, programas lascivos, leis imorais, ignorando o zelo pela saude mental dos jovens e da moralidade publica, leva ao descredito de tais meios de comunicação, corrompendo aqueles de pouco desenvolvimento mental e educacional.
**************
Prezado Batista:
Curiosos os dados que vc destaca.
Quando fizerem um estudo sobre esse tal de Big Brother, me avise. Principalmente se descobrirem que se trata de algo pouco além do nada absoluto.
Grande abraço
ESSE PROGRAMA NÃO PASSA DE UM LABORATÓRIO COM INTENÇÕES NEFASTAS, ONDE O SER HUMANO É TRATADO COMO ANIMAL DE ZOOLÓGICO,.
ESTAMOS FAZENDO UMA MOVIMENTAÇÃO ONDE SOLICITAREMOS À OAB A POSSIBILIDADE DE ENTRAR COM UMA AÇÃO PUBLICA CONTRA ESSE PROGRAMA NOJENTO.
POIS ESSE PROGRAMA COMETE CRIMES COMO CARCERE PRIVADO, MAL TRATOS,, HUMILHAÇÃO, FURNICAÇÃO,E PROSTITUIÇÃO , POIS PAGA PARA ESSES PARTICIPANTES QUE NÃO PASSAM DE PESSOAS INFELIZES , PARA SE SUJEITAREM A ESSES MAL TRATOS.
VOCÊS DIRETORES DESSA PORCARIA SÃO FANTOCHES DE CRIATURAS QUE QUEREM TESTAR A REAÇÃO DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÕES DE VIGILANCIA TOTAL E CARCERE PRIVADO , SOBRE CONTROLE TOTAL, VOCES DEVEM ATÉ COLOCAR CHIPS NESSES PARTICIPANTES ,E VOCÊS COMENTEM O CRIME DE INTERFERIR NA LIBERDADE DE IR E VIR TAMBÉM , E COMO CIDADÃO BRASILEIRO , DIGO QUE JÁ ESTA NA HORA DE DAR UM BASTA NESSE PROGRAMA CRIMINOSO E ILEGAL A NOSSA CONSTITUIÇÃO E A MORAL DO POVO BRASILEIRO.
Salomon:
Não assisto a esse programa (graças a Deus!!!) mas, pela concepção da coisa e pelo que me dizem, muito provavelmente, você está certo em seus comentários.
Bom carnaval!!!
Paulo