De 21.08.07
Muitas horas, mas muitas mesmo, dos últimos quarenta dias da minha vida foram literalmente jogadas no lixo na tentativa de fazer que a Telefônica regularizasse o sinal da Internet. Digitava a opção para falar com o técnico e ficava ouvindo musiquinha até a ligação cair. Nova tentativa, e o mesmo se repetia.
Aí, ligo e digito a opção para adquirir novos produtos. Parece mágica: imediatamente simpático funcionário atende. Explico a situação e o atendente afirma que está ali para vender, diz que o problema não é dele.
Os dias passando, e a minha Internet cada vez mais temperamental. Acessar bancos, impossível; postar textos, ou mesmo ter acesso ao no meu blog, idem.
Meu técnico garantiu que o defeito era da Telefônica. Amiga minha que conhece muito de Internet que tem Blog no mesmo provedor e igualmente usava o Speedy também enfrentava o mesmo problema. Amigas dela , usuárias do mesmo provedor de blog mas que não eram da Telefônica, estavam postando textos normalmente.
Para postar os últimos textos dispunha de alternativas muito práticas:
Alternativa 1 -Redigir o texto no meu computador, salvar em um disquete. Desligar meu computador e sair pelo meu prédio nos escritórios de vizinhos, não assinantes da Telefônica, naturalmente, pedindo a gentileza de desocupar o computador e me emprestá-lo por quinze minutos.
Alternativa 2 – Sair com o disquete em busca de lan houses para alugar computador e Internet. Acho que é a isso que chamam sobre-taxação – invisto na compra de computador, pago regularmente meu provedor de Internet e sou obrigado a sair perambulando pela noite gelada a procura de serviço pelo qual já paguei e vou ter que pagar novamente.
Esse martírio só se interrompeu a partir de ontem (sabe-se lá por quanto tempo???), quando o técnico da Telefônica constatou o que meu técnico já havia garantido, mais de um mês antes: ou seja, o problema era mesmo causado por falha no Equipamento da Telefônica!!! Não seria mais próprio mudar o nome da Empresa para teleAFÔNICA???
Mas eu só consegui que o técnico da Telefônica se dignasse vir me atender depois de ter feito queixa na Anatel (protocolo 536 876 2007.)
Pois bem, no último domingo, 19/8, meu jornal Folha de S. Paulo vem dentro de uma embalagem onde se lê: Empacotamos a sua FOLHA DE SÃO PAULO para você lembrar do nosso novo pacote. Aí você abre e é a tal famigerada Telefônica vendendo serviços, entre eles de Internet. Descobri com assinantes da Folha de outros bairros, e também do Estadão, que nas semanas anteriores haviam recebido o mesmo pacote.
É inacreditável: eles não conseguem nem atender satisfatoriamente os assinantes de que já dispõem e ainda querem embrulhar – a imagem é deles mesmo – mais gente!!!
A Anatel precisa estabelecer normas rígidas para a atuação das empresas que fiscaliza. Entre outras, determinar que para cada x assinantes haja um técnico no serviço de 0800. E, principalmente, como se tentou estabelecer nos bancos, que o cliente – entre ligar e ter o seu problema solucionado – não pode gastar, em hipótese alguma, mais do que x minutos. Eu sugiro que três minutos até o atendimento começar a ser efetivamente prestado são mais do que suficientes. E, pelo amor de Deus, em paz, sem aquela musiquinha imbecil e enlouquecedora!!!!
Se você também está vendo que sua paciência vai se esgotar, faça como eu e literalmente BOTE A BOCA NO TROMBONE na Anatel – 0800 – 33 -2001 opção 6.