De 22.05.07
Os amigos do meu pai dos tempos de São Francisco o definiam assim:
– O Hiram entra no restaurante e já vai logo pedindo, de uma só vez, filé bem passado com fritas, coca-cola, pudim de caramelo de sobremesa e troco para 10 mil Réis.
Quando eu ainda morava com ele, chego em casa e ele me diz:
– Paulo, o Mário ligou e disse que o pai do Fábio morreu.
Eu perguntei onde era o velório. Meu pai disse que o Mário não falou nada sobre velório. Ligo pro Mário e pergunto se ele estava a fim de me encher para deixar um recado que o pai do Fábio morreu e não informar onde era o velório.
O Mário reproduz para mim o diálogo com meu pai:
– Dr. Hiram, tudo bem? O Paulo está?
– Não, o Paulo não está!!!!!!!!!!!!!!!!!!
– O senhor diz para ele que o Pai do Fábio morreu.
– Tá bom, eu digo!!!!!!!!!
– Mas dr. Hiram….
– Já entendi, o pai do Fábio Morreu
– Mas dr. Hiram…..
– Mário, eu não sou burro. O pai do Fábio morreu. Tchau!!!!!!!!!!!!!!
E bateu o telefone (meu pai é muito educado; a aflição, entretanto, é infinitamente maior…)
Faz uns 25 anos que não moro mais com ele. Ou seja, isso se passou um quarto de século atrás. Imaginem, pois, como está o homem hoje, aos 86 para 87 anos de Idade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Esqueci de falar, talvez tenha ficado ansioso por osmose – o teclado por estar escrevendo sobre meu pai me passou ansiedade – meu pai é um sujeito brilhante, muito inteligente, lê bastante e usa o computador como um garoto de quinze anos.
Genoefa é a versão feminina e bem mais jovem do meu pai. Eu a conheci – há uns três anos – na entrada dos cines Belas Artes. Eu ia a um filme e ela, a outro. Trocamos meia dúzia de palavras. Na saída, eu devo tê-la impressionado muitississississimo mesmo porque ela estava me esperando. Genoefa e meu pai não são de esperar!!!!!!!!!!Coisa alguma, pessoa alguma!!!!!!!!!!!!!!!A aflição os mata a ambos. São daquele tipo de pessoas que se jactam de fazer no mínimo três coisas ao mesmo tempo. Eu, ao contrário, fiz foi uma frase sobre isso:
Duas coisas fáceis ao mesmo tempo tornam-se difíceis e uma delas sai errado.
Outra coisa em comum – essa muito favoráveis aos dois, pois prova que são de muito bom gosto:
Eles têm uma “obsessão obsessiva” por mim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Parece divertido, né???? Mas queria ver qualquer outro no meu lugar !!!!!!!!!!!!!!!
Liás (sem aspas) Genoefa acabou de telefonar neste exato instante em que eu escrevia esse parágrafo – não tinha novidades, mas ficou 15 minutos falando!!!!!!!!!!!
Tivemos um namoro rápido e uma amizade colorida (essas coisas não terminam, né???).
O dia em que a Psiquiatria/Psicanálise descobrir meu pai, a Genoefa e eu, seremos colocados em uma espécie de carro forte de banco para que nada nos aconteça até que seja estudado exaustivamente o fenômeno que me acometeu:
Envolver-me – não com uma mulher que lembre minha mãe – mas com uma que é meu pai terminado.
Eu sou um Édipo Viado!!!!!!!!
Você se esqueceu de que, no cinema há quase três anos, enquanto eu esperava, você, deseperadamente, me procurava.
A “obsessão obsessiva” deve ser recíproca, meus telefonemas, são invariavelmente, respostas aos seus recados deixados na minha secretária eletrônica. E seu pai é o máximo; como já disse antes,isso me soa como uma declaração de amor, pois, creio que seu pai é para você a pessoa mais importante que existe .
Pois é, eu já admirava o Dr. Hiram quando ele ouvia o Jornal da Eldorado AM pela manhã enquanto enganávamos que estudávamos (eu e tu Paulinho). Agora com a versão Genoefa o admiro mais!
Emerson
Sendo Hiram filho de um “Livre Pensador” e certamente levando o nome do lendário arquiteto do Grande Templo de Salomão, dá-se para perceber que o homem não é pouca coisa, não.
Hiram – esse, o filho de um “Livre Pensador”-, só poderia trazer ao mundo dos homens o Paulinho das Frases, além de bom moço, é jornalista, agitador cultural e grand chef. Ora, um figura boa praça desses tem todo o direito de achar o que desejar… Até mesmo que a Genoefa, uma encantadora e inteligente mulher, está querendo comprar dois celulares (um deles será presente ao Paulinho, claro) para se conectarem sem custo no plano TIM pra TIM.
bjsss
+++++++++++++
Caro Nilton:
Obrigado pelos elogios. Mas não me deseje um celular.
Abraços
Paulo
Paulo Paulinho
Celular, será então…
CELU LAR, nome disfarçado de uma cela presídio?
ou
CELULA(R), aparelho célula terrorista, cujo codignome é “R” de revolução?
ou
CE LULAR, condicional caso for a opção por Lula?
bjsss
++++++
Nilton, Nilton…
Não deseje isso para seu amigo.
Beijo
Paulo
Paulo
ou