O Campeonato Paulista está monótono, parece que é consenso. Corinthians x São Paulo foi exceção. Regra, partidas que dão sono…
Ouvi Cartola (sem qualquer conotação pejorativa do termo) dizendo que quem tivesse fórmula mais estimulante que enviasse para os setores competentes. Legal, o cara foi humilde, qualidade digna de elogios.
Pois bem, eu, que não entendo muito de futebol, arrisco algumas sugestões.
No estado de S. Paulo, são 15 regiões administrativas. Poderiam ser formadas seis chaves de duas regiões administrativas cada e uma delas com três. Essas chaves agrupariam sempre regiões vizinhas. O primeiro turno seria de jogos apenas entre times dessas chaves. De cada chave sairia um campeão das duas (três) regiões. Esses campeões disputariam um nova fase da qual sairia o Campeão Estadual.
Para o Campeonato Brasileiro, poderia ser adotado critério semelhante. Estados vizinhos, de uma mesma região, promoveriam um primeiro turno disputado entre os semi-finalistas do campeonato estadual. O segundo turno seria disputado pelo mata-mata entre os vencedores do turno anterior. Haveria dois finalistas que poderiam jogar dois jogos, em que eles mandariam um jogo nos seus estádios ou nos estádios que mais lhes aprouvessem.
Vantagens de se adotar essa fórmula, tanto para os estaduais quanto para o Brasileiro.
- Redução significativa de custos para deslocamentos das equipes,
- menos desgaste para o elenco e comissão técnica;
- Jogos dos grandes times não ofuscariam tanto os jogos entre equipes de menor importância. Suponho ainda que despertaria muito mais interesse aos catarinenses e gaúchos e/ou aos matogrossenses do sul e matogrossense do norte, jogos de seu time contra o time do estado vizinho do que do seu time contra time de estado da extremidade oposta do Brasil.
Talvez apenas três vantagens. Mas consideráveis vantagens, que implicariam em jogos com atletas mais bem condicionados física, mental e espiritualmente – além, é cristalino, de muito mais interessantes para todas as torcidas.
Boas dicas…mas os madatários do poder do futebol brasileiro…estarão mais preocupados com a grana,que irão depositar na sua conta bancária.
++++++
Caro Cícero:
Talvez funcionassem na prática essas duas fórmulas.
Abraços
Paulo Mayr
Futebol eu passo.
+++++
Caro Júnior:
Se o nego não for fanático, não viver para aquilo, acho que é legal. Eu, por exemplo, gosto de assistir.
Abraços
Paulo Mayr