Copa do Mundo, bom momento para se pensar em duas verdades irrefutáveis.
Verdade Irrefutável 1. Fria e esteticamente, a bandeira do Brasil é esquisita.
Verdade irrefutável 2: O Hino do Brasil é ininteligível.
Quando era jovem, início da TV em Cores no Brasil, eu dizia que a Bandeira Brasileira era uma aula de Geometria em Cores na TV Cultura.
Chico Buarque, poeta (poeta é poeta – preciso e econômico nas palavras), com poesia inerente à pessoa dele, disse o mesmo que eu na Música Almanaque:
– Quem pintou a bandeira brasileira que tinha tanto lápis de Cor???
A questão do Hino, então, é muito mais séria. Não me julgo melhor nem pior do que ninguém por causa disso, mas jamais fiz o mais mínimo esforço para decorar qualquer trecho do Hino.
Não faz sentido algum nos dias de hoje uma letra como aquela.
E você que se orgulha de saber cantar e se emocionar com as palavras do nosso Hino, que está achando um absurdo o que eu escrevo, me responda:
Qual é o Sujeito da Frase – OUVIRAM DO IPIRANGA AS MARGENS PLÁCIDAS DE UM POVO HERÓICO O BRAVO RETUMBANTE..
Pensou??? Quer Pensar mais um Pouco???
O sujeito da Frase é, pasmem todos, as margens Plácidas
Uma construção mais direta e objetiva facilitaria um pouco se encontrar o sujeito. Lá vai uma possibilidade: As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heróico.
Na época em que o hino foi composto se escrevia daquela forma. Fazer o que, né???
Entretanto, se o objetivo do Hino é não apenas emocionar a nação, mas ser entendido democraticamente por todos os brasileiros, alguma coisa precisa ser feita.
Suspeito que uma boa primeira tentativa talvez fosse mesmo acatar a proposta do irreverente, e não por isso menos patriota, Lobão. A saber: ele sugeriu que se encomende para talentoso compositor de samba enredo nova letra para o nosso Hino.
Quem tiver novas sugestões pode fazê-las!!! Trombone do Mayr também é todo ouvidos!!!
Não fique chateado porque você não acertou o sujeito. Agora, se você começou achando absurdo tudo o que eu havia escrito até se trumbicar na resposta, tenha um pouco de humildade que não faz mal a ninguém.
Quiser ouvir Almanaque de Chico Buarque, clique aqui.
Hino Nacional a Gente ouve na Hora do Jogo, né???