Para Nélson Rodrigues, Complexo de Vira-Lata ” é a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo” Ainda, segundo o escritor, “o brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem”
Há, quase às dúzias, exemplos do fenômeno aqui no Trombone. E mais exemplos não param de pipocar.
Há algum tempo, eu havia percebido que os convites dos Vira-latas “pseudo” sofisticados (afinal, vira-lata não tem nada de sofisticado), sobretudo os enviados por email, não convidavam diretamente.
Não eram assim:
Dia tal, a tal hora, em tal lugar, bazar para vender as quinquilharias que vovó deixou no Planeta Terra ao partir para o andar de cima.
Ora, por que fazer algo simples se pode complicar???
Para esses vira-latas, o convite é feito em etapas.
Primeiro email: Save The date. Na mesma linha: Venda de Quinquilharias da Vovó. Se houvesse um termo em inglês, ou “inglês de brasileiro”, para quinquilharia da vovó, é lógico que estaria ali.
Na linha de baixo, do lado esquerdo, apenas os dias do mês e mais nada.
Em Tempo, Save the date quer dizer: Reserve a Data.
Além de arrogantes e pretensiosos, burros, pois nem horário é informado. Ou seja, o infeliz que recebe o convite deve deixar aqueles dias à disposição do vira-lata comerciante/”anfitrião”.
De acordo com o que me explicou amiga que entende dessas babaquices, no segundo, ou até mesmo no terceiro email, é que virão horário e endereço do canil; digo, onde e a que horas será a coisa; evento, como esse povo acha chique dizer.
Além do Complexo Explícito de Vira-lata, belíssimo exemplo de ” A Natureza Limitou a Inteligência, mas não limitou a burrice!!!”
Quiser ler mais sobre Complexo de Vira-lata que acomete brasileiros vira-latas, clique. Curioso é que até mesmo intelectuais/artistas brilhantes tornam-se vítimas dessa praga .