Existem apenas dois textos que repito todos os anos aqui no Boca. Esse abaixo, contendo frase e piadinha, a propósito do Dia das Consciência Negra e uma história divertida que aconteceu comigo no Dia da Parada Gay, muitos anos atrás.
Ano passado, publiquei uma coletânea de frases para epitáfios. Distraído, postei o texto 20, 25 dias antes do Finados. O leitor e amigo Pawlow lembrou que eu deveria ter guardado o texto para as vésperas do Finados. Neste ano, publiquei os Epitáfios na época certa e, embora excelente (posso dizer isso sem ser pretensioso, já que as frases/epitáfios, exceto um, o meu próprio, não são meus), não vou publicar novamente esses epitáfios. Mas se quiser ler, clique aqui
Há alguns anos, nessa mesma data, venho publicando aqui frase sobre o dia da Consciência Negra. Para não perder a oportunidade, publico novamente. Digo sempre que sou contra qualquer desperdício. Agora me dou conta de que sou contra, inclusive, o desperdício de frases e piadas oportunas.
Essa frase foi criada por grupo de discussão na Internet, do qual fazia parte uma negra, aliás, quem me passou a frase e contou a origem foi o saudoso compositor, Zé Rodrix, meu conhecido do querido Clube Caiubi
Acho legal a idéia de se ter um dia em homenagem aos negros. Sou a favor da emancipação das minorias e talvez o começo seja esse mesmo – um simples dia no calendário dedicado a esses grupos oprimidos. Mas a frase é bem legal:
“Inventaram UM dia da Consciência Negra só para deixar a negrada inconsciente o resto do ano”
Ocorreu-me também piada de domínio público a respeito do assunto. Aliás, piada que brinca com a falta de consciência negra do mais importante ídolo do esporte. Lá vai.
Um negro consegue driblar toda a burocracia; finalmente, é recebido por Pelé. Com paciência e generosidade, Pelé escuta todos os preconceitos e discriminações de que o outro estava sendo vítima. Paternalmente, Pelé tenta confortá-lo:
– Eu entendo bem o seu problema, meu filho. Eu também já fui preto.
Sem querer lavar as mãos, tanto a piada quanto à frase não são minhas. Gostando ou não da frase, da piada, do meu post, enfim, mais uma vez, Boca no Trombone abre canal para quem quiser se manifestar sobre o tema.
De qualquer forma, Feliz dia da Consciência Negra para todos, sejam sua consciência e sua pele da cor que forem!!!
Esse ano, o feriado da Consciência Negra caiu em estratégica terça-feira, de maneira que dá para enforcar a segunda. Sem contar que dia 15 caiu na quinta… E melhor, salvo engano, esse feriado, que era restrito ao Estado ou Cidade de São Paulo, parece, será feriado nacional a partir do ano que vem.
Muito oportuno lembrar do dia da consciência negra.O BOCANOTROMBONE está de parabéns por sempre homenagear esta data.
+++++
Caro Cícero:
Obrigado pelo reconhecimento.
Abraços
Paulo Mayr
Your current report is very educational. I can connect with the idea, you should write far more.