Stand-up Comedy, apesar do nominho em inglês, é ótimo e eu adoro. Aliás, adoraria bem mais se dessem uma “abrasileirada” no nome, podia ser mesmo Comédia em Pé. E deve estar na moda, porque no Fantástico – acabei da ver – há um quadro que se chama O Stand-up Nosso de Cada Dia, ou algo parecido.
Pois bem, uma mulher engraçada falou de cantadas, inclusive como mulher feia pode ficar com o ego fortalecido: basta passar em frente a uma obra cheia de operários que fatalmente levará cantadas ou ouvirá gracejos. A moça mandou bem, como dizem os jovens de hoje. O que estragou foi a edição que a Globo fez e distorceu o sentido da coisa.
Stand-up é o humorista, o microfone e o público. O humorista conta uma ou mais histórias, mas não faz piadas. É isso, nada além disso. O Fanático, digo Fantástico (piadinhas assim, ainda mais velhas, não valem no Stand-up) fez uma edição com a mesma humorista passando em frente a obra, se não me engano. Já deixou de ser stand-up para ser o Pastiche de Stand-up.
Basta algo entrar na moda, que começa o processo de Pastichização. Outro dia na programação de um Sarau estava previsto um número de Stand-up. Pois não é que o cara teve a cara de pau de se vestir de Silvio Santos e ficar o tempo inteiro imitando o Sílvio Santos!!!
Um sarau dar essa distorcidinha ou até distorcidona , ainda vá lá, mas a Globo, tenha a paciência!!! E deveria ter respeito pelo público e levar ao ar o que está propondo apresentar.
Veja o que o Fantástico Chamou hoje de Stand-up. Clique aqui
Agora veja alguns números de Stand Up. Nesse link que indico abaixo há uma infinidade deles.
Aliás, há um link para espetáculo de stand-up do Fábio Porchat que é ou já foi ator da Globo, excelente humorista, de certa forma, até contra-parente meu, já que o pai dele é primo- irmão da minha cunhada.
Parentesco ou semi parentesco à parte, note a diferença do que a Globo chamou de stand-up e o que é Stand up.
Clique assita a vários e compare
Digo, clique e assista, já que não há termos de comparação!!!