Conduzir veículos requer abrangência de visibilidade não de apenas 180° , mas de 360º. Supõe-se que para isso que servem os três espelhos (um interno e dois externos) dos automóveis. Não vou falar em espelho retrovisor porque esse é o pleonasmo mais bobo da língua portuguesa.
Motes de algumas Campanhas de Segurança de Trânsito ressaltam que o carro é uma arma. Concordo.
Se é uma arma, precisa ser manuseado/conduzido com toda a precisão e segurança.
Precisão e segurança nesse caso demandam em visibilidade perfeita nos tais 360°.
Não dá para entender que sejam permitidos esses vidros nigérrimos com que os carros circulam pelo país. Aí se fazem campanhas para diminuir no número de mortos no trânsito. Como é que se pode conduzir veículo em segurança com visão parcial/reduzida???
No período de um ano, marcado exatamente após o início da vigência da Lei Seca, foram 34.859 mortes no trânsito no Brasil. Média de 95,50 mortes por dia no trânsito no Território Brasileiro. Quantas dessas mortes não foram causadas por esses malditos vidros nigérrimos???
Ainda que alguma estatística prove com precisão absoluta que os vidros nigérrimos não tiveram responsabilidade em um único atropelamento ou colisão, algo impossível pela lógica mais rudimentar, eles precisam ser proibidos imediatamente. Exerga-se com menos precisão, logo aumentam as chances de desastres.
Os obcecados por segurança vão argumentar que o vidro preto protege condutores e passageiros que não querem ser reconhecidos.
E os passageiros e condutores de outros veículos e pedestres podem ter sua segurança ameaçada por todos os apavorados que conduzem automóveis sem visão perfeita???
Não é deboche, mas aqueles que se sintam inseguros, ao invés de recorrer aos vidros negros, que lancem mãos de burcas, turbantes e óculos escuros. Não há lei que proiba o uso desses três itens. E condutores que optarem por essas parafernália serão submetidos à exame prático e de vista, usando a mesma parafernália, inclusive os óculos pretos nos exames de vista.
Imagine como será divertido andar pelo país observando os diferentes turbantes, óculos escuros e burcas.
Como diria Tim Maia, vale tudo !!! Menos vidro preto!!!
Quantas vidas precisaram ser ceifadas para que se tomasse uma atitude sobre essa questão. Estou terminando o curso de direito, e fico apavorada com os índices de acidente, com a falta de consciêcia na culpa consciente dos nossos motoristas. É simplesmente vergonhoso.
++++++++++
Sandra:
Não entendi direito. Você concorda comigo ou não. Se discordar, sem problemas. Pode fazer um novo comentário que eu publico, seja qual for sua opinião.
Aguardo
Bom fim de semana
Paulo Mayr
Paulo,
Concordo sim com o que escreveu. Ocorre, que há uma discussão no direito, em que nos crimes de trânsito existe uma “culpa consciente” por parte dos motoristas e não dolo eventual como as pessoas denominam. A linha divisória entre as duas é tênue, porém na dosimetria da pena faz grande diferença. Apenas quis reafirmar que realmente falta conscientização dos motoristas.
+++++
Sandra:
Legal vc ter escrito novamente. Obrigado. Tb fico contente que vc tenha concordado comigo. Reitero, esses vidros nigérrimos deveriam ser proibidos.
Abraços
Paulo Mayr
Tudo vai e tudo volta!!!
Partindo deste principio,a regulamentação dos vidros Fumê,ou a colocação de Insulfilme nos vidros dos automoveis,é uma politica de vai e volta.
Eu sou contra e se dizem que regulamentaram a colocação de Insulfime,para aumentar a segurança dos motoristas,não concordo.
+++++
Caro Cícero. E eu concordo com vc.
Aliás, vc é citado hj em comentário de um leitor.
Veja lá
http://bocanotrombone.ig.com.br/2010/08/24/entendo-um-unico-tipo-de-eleitor-do-maluf/
Abraços
Paulo Mayr
Cada um tem o seu ponto de vista sobre algum assunto, respeito o seu. O meu ponto de vista sobre o insulfilme é esse: http://www.youtube.com/watch?v=Bmpi2kL7Nec&feature=related
++++++
Caro Leonardo:
Obrigado pelo envio do vídeo. Vou ver até se escrevo a respeito.
Abraços
Paulo Mayr
Complementando:
O meu ponto de vista para o insulfilme mais escuro é sem dúvida, segurança. O vídeo aborda somente o carro no trânsito, em movimento ou em sinais e congestionamentos, não fala do carro estacionado que também é frequentemente alvo de ladrões.
Não podemos sair dizendo que a causa de acidentes é o insulfilme escuro, existem vários outros fatores.
Outro ponto que devemos abordar é justificar a comercialização. Uma vez que você não pode colocá-lo no seu carro, porque ainda é vendido? Isso não acontece somente com o insulfilme, acontece com vários outros itens apenas proibidos.
++++
Caro Leonardo:
Obrigado por mais esse comentário.
Motivado por seus dois comentários, vou me empenhar para fazer novo texto. Não digo que as únicas causas de acidentes sejam os vidros nigérrimos. Mas é lógico que vidros escuros atrapalham e muito a visão. É de se supor que a visão é tão ou mais fundamental para o motorista quanto o pé para um jogador de futebol.
Abraços
Paulo Mayr