Ligo para uma amiga. Voz feminina comercial diz, como não podia ser de outro jeito, de maneira comercial:
“Desculpe, no momento não foi possível completar sua chamada. Tente chamar mais tarde”
Ao contrário de muitos, talvez da maioria, considero que cada dia tá mais complicado falar com as pessoas por telefone.
Antes, você ligava. Acontecia uma das três/quatro hipóteses que já eram explícitas quanto à informação.
Dava ocupado
Chamava e ninguém atendia
Alguém atendia
E mais recentemente, de uns 25 anos pra cá, através de uma secretária eletrônica, seu amigo, cuja voz você reconhecia, “pedia” para você deixar um recado.
Simples assim, como se diz hoje em dia, mas que só ocorria antigamente.
A maldita mensagem que acabei de escutar pode significar infinitas coisas:
A minha amiga está em outra ligação
A minha amiga não pagou a conta
O telefone dela está com defeito
Ela programou o telefone para que os amigos ouvissem essa voz comercial dando recado comercial
Etc,
Etc,
Etc.
A maioria, inadvertidamente, usa a tecnologia para complicar a própria vida. Problema e opção de cada um
Atendimento eletrônico de empresas usa a tecnologia para infernizar a sua vida. Problema para todos os cidadãos/consumidores!!!
Reportagem no CQC ontem mostrou bem o que todo mundo já sabe a respeito de atendimento eletrônico em empresas.
Estou levando baile de uma das maiores empresas do mundo de Tênis. Essa empresa paga milhões e milhões de dólares para vários esportistas de ponta e fica enrolando o consumidor para restituir dois pares de tênis. Mais eu não desisto. Provavelmente essa empresa consiga fazer até que minha conta de telefone fique mais cara do que os próprios produtos que, talvez, restituam. Aliás, deveria haver telefone gratuito efetivamente, o que não acontece. Os 0800, sobretudo dessa empresa de tênis, são uma piada de muito mau gosto.
Não consegui achar o link da reportagem do CQC. Talvez você ache no site do programa http://cqc.band.com.br/cqc3.asp
Pago um sorvete para quem tenha tentado ser atendido por empresas e não se identifique com o que acontece na reportagem.
caro Paulo Mayr!!!
Realmente! assim :como os “Embalos de Sábado a noite continuam,o Inferno dos telefones continuam”.Você resumiu tudo dos inúmeros problemas que um cliente sofre ao querer ligar ou resolver um simples assunto por telefone,não vai conseguir nunca e não há Deus nem procom,nem 0800,nem Ouvidoria que resolva a bendita equação dos telefones.Espero que você desista do baile que você esta tomando do serviço de atenndimento ao cionsumidor para a troca dos seus 2 pares de tênis.Eu já sofri,como todo os brasileiros já sofreram muito com essa máfia dos operadores de telemarking e com muita coragem resolvi soltar os cachorros para todos os telefonemas que atender dos operadores:vou humilhar como tenho sido humilhado,vou falar um momento,vou falar espere um pouco.vou bater o telefone no gancho,vou fazê-los esperar por vários minutos,enfim chega de ser bobo e vou dar o trôco por tudo que já sofri.
È hora dos consumidores e clientes virarem a mesa e responder ao inferno dos telefones,por uma mudança justa por tanta humilhação e sofrimento.