Como já disse, meu post apontando os problemas que tive no PROCON para bloquear meus telefones para telemarketing http://bocanotrombone.ig.com.br/2009/04/01/procon-infernizando-o-cidadao-merece-isso/ recebeu uma série de comentários, muitos deles – como se pode ler, me taxando de estabanado e inábil em informática. Pois bem, não sou o único. Outra cidadã – Rachel Pereira Barbosa – teve problemas e ficou irritada. Publico abaixo o protesto dela.
Prezado Paulo Mayr.
Estou inteiramente solidária com seu comentário.O PROCON é realmente muito confuso para esse tipo de serviço e não dispõe de email ou telefone que atenda esse tipo de duvida.Cadastrei-me mas não estou certa de ter obtido sucesso nesse empreendimento.Recebi o email que você recebeu com o nº de senha,mas ela não entrava,bloqueou e o site saiu do ar nesse periodo,ou para manutenção o seja qual for o motivo.Como não havia outro recurso,telefonei para a Assessoria de Imprensa e consegui falar com um rapaz que confirmou que realmente a senha não entrava.Falou para eu me cadastrar de novo,o que não foi possível.Voltei a carga e falei de novo e disse que não havia conseguido,e como ele me disse que o papel deles não era esse deu-me email da ouvidoria,e ainda não escrevi para lá.
Não tive disposição e coragem.Voltei a carga e coloquei “esqueci a senha” e recebi nova senha e com essa consegui ver os nºs bloqueados,mas não sei se isso é a confirmação,já que quando tentei recadastrar tambem tinha visto meus dados.Enfim,não ficou mesmo claro se está tudo bem resolvido.Vou discutir com a ouvidoria o problema,e tentar saber quem nos defende do PROCON.
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Comentário do Boca:
Raquel, seja bem-vinda ao META-INFERNO que o Procon criou para os consumidores que enfrentam problemas e se vêem obrigados a recorrer a esse órgão. Hélio Beltrão, ministro da Desburocratização, relatava que das coisas mais inusitadas que ele havia visto era um carimbo com esse texto: É PROIBIDO CARIMBAR!!! Talvez já tenha chegado a hora de outro surrealismo: criar-se um PROCON DO PROCON!!
Agradeço a gentileza de ter colocado em destaque meu comentário.Gostaria entretanto de retificar meu nome,que é RACHEL (com ch).Acho que o cidadão não precisa ser técnico em informática para ser atendido em sites governamentais que se propõe a prestar serviços justamente a pessoas comuns.E adianto a você que não é somente o PROCON,mas há muitos outros sites governamentais ou não que não atendem às suas finalidades informativas,inclusive irrita o fato de eles fecharem as questões de maneira tal que não se pode solicitar nada a não ser o que eles permitem!!!Muito desgaste sem necessidade.E a ídéia de criar um novo PROCON seria otima se não acabasse sendo outro monstrengo.Melhor usarmos o Boca no Trombone mesmo.
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Prezada Rachel:
Já corrigi seu nome. Perdão pela minha falha. Não costumo errar em nomes de leitores.
Você viu o número de comentários que recebeu o seu Post??? Parabéns.
Bem observado o fato de os sites governamentais “não atenderem às suas finalidades informativa, inclusive irrita o fato de eles fecharem as questões de maneira tal que não se pode solicitar nada a não ser o que eles permitem!!!Muito desgaste sem necessidade.”
Para concluir, muito obrigado pelo crédito que você dá ao Boca no Trombone. Use-o sempre que quiser, até mesmo para me sugerir assuntos para tratar.
Abraços
Paulo Mayr
A coisa está realmente muito difícil de resolver com o tal Procon.
Eu estou com aquela dos boletos bancários “entalada” na garganta. Fui ao Procon, fez aquela papelada toda e no dia marcado o advogado do Itaú não compareceu. Daí o Adv. do Procon mandou-me procurar a JCE. Pasmem! O atendente disse que teria que procurar um Adv.para mover uma ação contra o Banco pq o valor do meu contrato( carro) era +- de 50 mil. Portanto eu não tinha direito a JCE. Bem, eu só queria a devolução do valor cobrado nos boletos, ou seja 72×4,50. Voltei ao Procon e o mesmo Adv. confirmou este fato. Bem, se ele sabia disso pq me mandou para a JCE? Caso eu contratasse um Adv. ele daria o valor a causa ex.10 mil, ele ficaria com os 10 e eu com os 324,00. Se perdesse arcaria com os custos. PODE?
Interessante que dei a “dica” para dois amigos e eles receberam do Itau sem problemas, bem eles compraram um Mille. Achei que eu e minha esposa merecíamos um Pálio Week End como premio por tanto tempo de trabalho, diga-se de passagem, continuamos trabalhando para poder pagá-lo.
Procurei ver em outros orgãos de defesa do consumidor mas, todos têem a mesma cara. Para que aconteça o milagre é preciso se associar (pagando é claro) ou fazendo uma ( doação).
TÁ FEIA A COISA!
Abraços.
Adcione ao meu “desabafo” meus agradecimentos pela oprtunidade de colocar literalmente a” Boca no trombone”.
Abraços.
Sempre disse isso, que esses serviços de Procomn, Codecom, etc, não funcionam como deveriam e que eu gostaria de saber onde é que posso reclamar deles! Adorei o post.
Órgão tipo Procon, que não tem poder decisório nenhum, não serve prá nada.Deveria ser ligado diretamwenrte a uma promotoria, e um promotor ( ou um juiz) estar presente na hora do confronto entre os dois …mas sem advogado. Aí vão dizer….mas já existe o (ex) Tribunal das Pequenas Causas, mais coinhecido das Grandes Dores de Cabeça………complicado que só ele !!! Enfim, consumidor, quem te mandou nascer no Brasil ??????
e verdade ja entrei com uma reclamaçao no procon e recebi no final como resposta que deveria procurar a justiça gratuita,sendo assim fui pra isso deveria chegar as 7:00 para ser atendida para triagem as 12:00 ,sendo assim tive que desenbolsar dinheiro para contratar um advogado.e constatei que nao existe icorruptivel
mas sim o valor de qto se ganha para fechar os olhos.
exatamente o que me aconteceu referente a claro. meu modem ficou parado por exatos sete dias, havia reclamado da inoperancia do mesmo, e apos os sete dias, me ligaram da claro(ou sera escura?), informando-me que nao haveria condiçoes do modem voltar a funcionar e que EU ESTARIA IZENTO DA MULTA por quebra de fidelidade, isto ao dia seguinte apos ter pago minha fatura. mas eis que no mes seguinte recebo nova fatura, cobrando os dias tambem parados e acreditem senhores a famigerada multa.
realmente es procons e outros cons da vida nada fazem por nos.
Também tenho sofrido com os desmandos de empresas privadas ou não.
No momento, estou angustiada, triste com o mau atendimento por parte da empresa HP, da qual adquiri uma impressora. Há 8 meses tento obter uma resposta da HP a uma simples pergunta que lhes dirigi e não a obtive. Não sei mais o que fazer.
Sarah Jelin
P.S. A propósito, o que vem a ser “Url”?
Desmandos não faltam para cima do consumidor/cidadão. No que eu puder ajudar, conte comigo.
Abraços
Ponho-me a refletir sobre o assunto e chego à seguinte conclusão: “pimenta nos olhos dos outros é refresco”.
Quando são os jornalistas a “encherem o saco” à cata de informações – muitas vezes, sendo inconvenientes, deve-se reconhecer -, incomodando pessoas a torto e a direito, a primeira grita quando se reclama é: “estou fazendo o meu trabalho…”
Quando são operadoras/operadores de “telemarketing” …
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Prezado Severino:
Jornalistas vivem atrás de informações para informar a sociedade. Além disso, jornalistas para obter essas informações em geral abordam autoridades, politicos, esportistas e as tais e atuais “celebridades”. Faz parte do ofício dessa gente atender a imprensa. O dia que a Imprensa, nas suas palavras, parar de “encher o saca”, vc pode ficar certo de que políticos, artistas, etc etc, vão ficar muito tristinhos.
Agora, Telemarketing liga para o cidadão comum e incomoda.
Abraços
Paulo
QUI CUSTODES CUSTODEM : Essas ocorrências são comuns nos serviços públicos brasileiro. Outro dia, por exemplo, fui telefonar para a ANATEL para reclamar de uma empresa que deixou vários minutos “pendurado no telefone, ouvindo música” e a “agencia” deixou-me esperando sete (7) minutos no “gancho musical”, até que, incofomado, desliguei e desisti de reclamar. Para quê? Daó título acima: Quem fiscaliza o Fiscal?
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Caro “Amado Brasil”:
È aquilo que digo, vivemos um meta-aborrecimento sem fim. É uma tristeza!!!
Durma-se com um barulho desses!!!
Abraços
Paulo
Também não fiquei satisfeito com o atendimento do Procon aqui do Paraná. Os mediadores possuem estreita relação com os advogados das empresas e deixam de prestar orientação adequada ao consumidor. Sem mencionar que os dirigentes do Procon são políticos que, uma vez nomeados para os cargos de direção, trazem para o órgão as “práticas” políticas.
Caro Eduardo:
A coisa é tão descabida que mal dá para acreditar. Acho que nem mesmo a idéia do Procon do Procon vai ajudar pq aí haverá relação estreitas dos advogados dos advogados das empresas e o Procon do Procon. A coisa é séria, mas só mesmo brincando, pq como ensinou Billy Blanco, o que dá pra rir dá pra chorar. Se faltar senso de humor, não se pára de chorar.
Abraços
Paulo
Precisamos nos organizar e comecar a governar o governo.
Caro Wseival:
A sua idéia está lançada.
Valeu.
Abraços
Paulo
bom dia a todos eu devo informar a voces que acredita no procon e que o procon nao e nada daquilo que si propoe a fazer e que o mesmo nao tem autoridade pra punir empresas de telefonia movel e fixa tv p assinatura e banda larga e call center principalmente os das empresas de telefonia e que estas impresas praticamente manda no brasil e gera muito dinheiro ao governo e o mesmo finge que fiscaliza gerando assim aquela famosa frase que e pra ingles ver abracos roberto jose da silva
Prezado Roberto:
Aí está o seu recado. Valeu
Prezado Paulo Mayr
Voce é daqueles que, nos tempos de antanho, não atendia a vendedores de livro porta-a-porta, não é mesmo? Será um elitista?
Abraços!,
Prezado Paulo Mayr. Aleluia!!!!!
Valeu a pena reclamar.Recebi telefonema do setor de Informática do Procon, e o rapaz me informou que já está regularizada minha situação,ou seja o bloqueio está efetivado.Essa solução foi possível devido à minha reclamação feita a ouvidoria,e no telefonema pude fazer os comentários criticando a forma pela qual foi elaborado o cadastramento.E inclusive ressaltei a necessidade de atendimento telefonico ou através de email para solucionar esse tipo de problemas,com a qual ele concordou e vai providenciar para que seja melhorado.Claro que não descarreguei no rapaz toda a responsabilidade pelo PROCON,e nem seria justo,já que ele foi muito gentil e bem educado,e ouviu tudo o que argumentei.Mas acho que as coisas não melhoram justamente porque há pessoas que consideram inútil reclamar,e que atribuem a incapacidade de conhecimento de informática ao cidadão comum,o que nesse caso não é verdadeiro.Foi falha mesmo do sistema.E de qualquer forma,deve ser mais acessível
a comunicação ao cidadão comum,inclusive aos que possuem menos capacidade psicológica ou física etc.Então fico muito satisfeita de ter contribuído de alguma maneira para agitar esta questão que não é somente do PROCON, mas que permeia toda a sociedade.Agradeço também o espaço concedido e a solidariedade encontrada,foi um prazer conhece-lo e ao seu blog,vou ficar freguesa!!!
Abraços,
Rachel
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Rachel:
Fico contente que vc tenha conseguido resolver seu problema. Valeu sua persistência. Acho que fiz muito bem em ter destacado seu comentário em um Post só para esse fim. Se houvesse mais gente como vc, as coisas caminhariam com muito mais eficiência.
Muito obrigado por seus elogios a mim e ao meu Boca no Trombone. Sempre que quiser, faça uso dele.
Grande abraço
Paulo Mayr
torno do sistema de ouvidorias. Protocolo: 140094 Caixa de entrada X
de ouvidoria@procon.sp.gov.br
para rackpbarbosa@ig.com.br
data 7 de abril de 2009 15:28
assunto Retorno do sistema de ouvidorias. Protocolo: 140094
enviado por procon.sp.gov.br
ocultar detalhes 15:28 (48 minutos atrás)
Responder
Prezada Usuária,
O Cadastro de bloqueio de ligações de telemarketing poderá sofrer pequenos ajustes técnicos e sua colaboração é muito importante para que possamos regularizar eventuais peculiaridades.
Agradecemos vosso contato e informamos que sua manifestação foi repassada ao setor responsável para regularização e/ou orientações.
Solicitamos a gentileza de aguardar, em breve, contato ou resposta.
Atenciosamente,
Ouvidoria Procon/SP
Cordialmente,
Ouvidoria Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon
(11) 3826-1457
Prezado Paulo Mayr.
Enviei a resposta da Ouvidoria,e é bom mudar o post,afinal a leitora agora não levou mais um baile do PROCON,acho até que foi o contrário!!!!
Abraços,
Rachel
A pessoa liga pra assessoria de imprensa para resolver um problema de informática???? Se uma instituição possui ouvidoria, é para lá que a reclamação deve ser dirigida.
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Prezado Leitor:
Caso tenha mencionado que eu liguei para a Assessoria de Imprensa foi por uma razão muito simples: nos outros telefones que o Procon coloca à disposição do público, para os quais tentei ligar várias vezes, não consegui, sequer, ser atendido, muitas vezes, não havia nem opção de teclar outro número. A ligação simplesmente caía.
Quanto ao seu outro comentário, tudo o que escrevi reitero.
Grande abraço
Paulo
Eu queria que os que aqui postaram reclamações contra o Procon fizesse, em mesmo grau, contra o Judiciário… dai veriamos o caráter – ou a falta dele – daqueles que metem o pau no Procon. Por que só procuram o Procon depois de fazerem a merda (não sabem se limpar?).
Nunca saberemos para que serve o PROCON, no entanto sabemos que ele é mantido com dinheiro público com certeza. São muitas os institutos inúteis do governo, mas é claro, existem exemplos ótimos. No resto é só contar com a ajuda de DEUS porque se depender de algo do governo. É melhor mudar de país.
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Prezado Att:
Aí está o seu protesto.
Escreva sempre que quiser,
Grande abraço
Paulo Mayr
Acho que é chegada a hora do Brasileiro começar a questionar a real utilidade do orgão PROCON.
Senhore(a)s, parece-me óbvio que o PROCON serve apenas para sustentar um bando de parasitas sugando recursos públicos. Sendo sustentados com o NOSSO DINHEIRO.
Que história é essa? Já cansei de ver empresas de grande porte simplesmente ignorando a existência do tal PROCON.
Estou mentindo ? Todas elas são recorrentes e continuam com práticas abusivas lesando o consumidor.
Que grande empresa que desrespeitou o propalado CDC tomou suas rédeas e não repetiu seus descasos nestes anos todos passados?
Pelo contrário. Se não é a imprensa , que às vezes, apenas às vezes coloca essa realidade em pauta , no dia a dia os brasileiros são lesados constantemente.
Afinal , para serve o PROCON ? Se ninguém (empresas) respeita?
Imaginem os senhores as empresas que não têm representatividade nacional se até as que têm simplesmente ignoram esse orgãozinho parasita ?
Onde está o Ministério Público ? Estão fechando os olhos para isso? Ainda quero crer nessa instituição : MP.
Talvez tenha sido um descuido deles.
Cabe a nós lembrarmos ao MP que um orgão está consumindo recursos dos contribuintes para NADA..
PROCON, sinto muito , mas já passa da hora. Ou TRABALHAM ou deixem de ser sustentados com o nosso dinheiro.
É bom ressaltar que a REVOLTA justa e merecida com relação à ineficácia do PROCON ainda não atingiu a população brasileira. O que não é de se estranhar.
Afinal, ainda ouvimos ingenuamente a frase : “Vou ao PROCON” da maior parte dos pobres lesados consumidores. Via de regra , a frase acaba sendo motivo de riso por parte do que lesa.
Mas cabe a nós, mais esclarecidos, fazermos a nossa parte. Denunciemos o PROCON como um orgão inútil ao longo dos anos do CDC.
Senhores, cabe a nós incentivarmos essa campanha.
JÀ CHEGA DE PALHAÇADA com o NOSSO DINHEIRO.
Grato pelo espaço.
Eu já fiz a minha parte denunciando ao MP. Os argumentos são legítmos e irrefutáveis. NÂO TENHA MEDO. AJA. DENUNCIE VOCÊ TAMBÈM.
PROCON : Chega de enrolação. Simples assim. Ou TRABALHA ou se aposente. E LARGUE do MEU (NOSSO) DINHEIRO.
Eu trabalho muito para sustentar minha família. E quem são vocês , funcionários de PROCONs , para comerem às minhas custas sem TRABALHAR. Me perdoem o termo : SEUS VAGABUNDOS.
PS: A última frase foi infeliz. Não é meu objetivo ofender ou atacar o funcionário de PROCON. Isso apenas desvia o foco de um problema sério existente.
Como não existe o recurso de editar , não posso deletar a última frase.
Esse é um dos motivos pelos quais evito escrever em internet.
No mais, reitero que é preciso questionar a eficácia do PROCON.