Solicitei à Assessoria de Imprensa do Poupatempo que lesse os dois posts sobre o assunto: Poupatempo – Poupa O que??? e Leitor dá o nome adequedo para o Serviço – Perde Tempo.( http://bocanotrombone.ig.com.br/2009/03/23/leitor-da-o-nome-adequado-para-o-servico-perde-tempo/ e http://bocanotrombone.ig.com.br/2009/03/20/1568/
publicados aqui no Boca e que se manifestasse, não só sobre o Post, como sobre os emails/comentários recebidos dos leitores. Há pouco, chegou a resposta que publico abaixo. Comentários sobre essa resposta, sobre o atendimento são bem vindos aqui no Boca. Já Solicitações, perguntas a respeito do próprio Poupatempo devem ser encaminhadas diretamente ao órgão. Enquanto não é aprimorado o atendimento no 0800, fica o endereço de email através do qual recebi o texto abaixo. fpacheco@sp.gov.br
Espero que todas os tópicos apontados tenham sido corrigidos, inclusive que mensagens automáticas, quer no site, quer no 0800, passem a ser ditas/escritas em português inteligível.
A RESPOSTA DO POUPA TEMPO
Prezado Paulo Mayr,
Seguem esclarecimentos sobre questões discutidas em seu blog.
Sobre o Disque Poupatempo
Informamos que o sistema de teleatendimento ficou de fato sobrecarregado desde o período de alteração do sistema do Denatran, em Brasília, iniciado em 27 de fevereiro, o que elevou sensivelmente o número de usuários que buscaram o serviço – e ainda buscam – para obter informações sobre os serviços de Carteira de Habilitação. Este problema aconteceu em todo o país. No Estado de São Paulo, os cidadãos buscam o Disque Poupatempo para informações sobre este serviço, mesmo que o tenham realizado num órgão diferente como, por exemplo, na Sede do Detran, no caso da Capital, ou nas Ciretrans, no Interior.
Adiantamos que o Disque Poupatempo também está ampliando a sua capacidade de atendimento em face do aumento paulatino de demanda que vem sendo verificado com a entrada em operação dos novos postos de Osasco (julho/2008), Santos (outubro/2008) e São José do Rio Preto (fevereiro/2009). Assim, para manter o nível de qualidade no atendimento aos usuários que procuram o 0800, na semana passada foram contratados 55 novos atendentes, que suprirão a necessidade atual do Disque Poupatempo. Nesta semana este grupo está em treinamento, devendo iniciar atuação já a partir da próxima segunda-feira.
Desde sua implantação, em 1997, o Dique Poupatempo já realizou mais de 21 milhões de atendimentos. Este canal direto de atendimento da população também é apontado como um dos fatores que levaram a 98% dos usuários a aprovarem o Programa Poupatempo, de acordo com a mais recente pesquisa do Ibope, fechada em dezembro de 2008.
Sobre o site
Agradecemos suas observações, e informamos que foram feitas as devidas correções no texto. Os veículos de comunicação sabem que, quando se trabalha com um grande volume de informações e sua atualização diária, como no caso do Poupatempo, erros de redação acontecem.
Segundo a Ouvidoria da Prodesp/Poupatempo, na sexta-feira, data em que o senhor cita ter tentado enviar manifestação pela Internet, não havia problema algum com esta seção no site, que recebeu mensagens normalmente, como a sua, enviada às 17h56m03s, sob o protocolo 0101020090301108. (entretanto, até este exato instante, o Paoupatempo não havia enviado qualquer resposta, menos ainda tentado alguma solução para o que apontava. Comentário do Boca)
Sobre os serviços de CNH
O atendimento para solicitação dos serviços de CNH está normalizado, tanto é que, apenas no mês de março, o sistema já emitiu cerca de 155 mil Carteiras. Entretanto, os prazos de entrega dos documentos nos Postos do Poupatempo ainda não retornaram ao praticado habitualmente – em até 4 horas – em função do volume de documentos que vem sendo emitido diariamente e de ajustes de implantação no sistema que interliga o Detran-SP e o Denatran.
A Prodesp, juntamente com o Serpro, está trabalhando intensamente para que esses ajustes sejam concluídos e o prazo de entrega da CNH nos Postos Poupatempo normalizado o mais breve possível.
No momento, o Poupatempo vem divulgando na Internet e nos Postos, diariamente, a lista com os nomes dos cidadãos cujos documentos já foram emitidos e estão prontos para retirada nos Postos, sendo que uma grande parte dessas CNHs já foi entregue. Por enquanto, o prazo máximo que está sendo informado aos cidadãos para retirada da CNH é de até 7 dias úteis.
Vale ressaltar que os ajustes de implantação no sistema de CNH, que estão sendo executados conjuntamente pela Prodesp e pelo Serpro, afetam algumas situações específicas, como a emissão de segunda via para quem ainda tem a Carteira de Habilitação antiga (sem foto) e para quem deseja fazer adição de categoria.
Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação do Poupatempo
O que eu dependi do poupatempo e não consegui…já faz parte de um órgão ligado a ele que é o PROCON…q na maioria das vezes não ajuda em nada o consumidor..e sim as empresas reclamadas…pois você perde um tempão ao montar um processo contra um órgão…pra receber resposta de indefirido e não ajudar em nada a resolver seu problema…pra que existem estes órgãos: para ajudar o consumidor…?ou apenas para protelar um pouco mais a situação…e a pessoa desistir do problema…e virar em pizza…e o consumidor arcar com tudo. Neste país não existi um órgão em que o governo ou estado tome conta e que resolva alguma coisa…cada dia é pior.
***********
Cristiane:
Pois é. Vc viu que indiquei alguns problemas do Poupatempo e defensores do órgão ficaram indgnados??? Outros, entretanto, concordaram comigo.
Pergunta: Você ficou convencida com a Resposta oficial do Poupatempo???
Abraços
Paulo
JÁ RECORRI AO “POUPA TEMPO” DIVERSAS VEZES.
NUNCA TIVE O MENOR PROBLEMA E , QUANDO HOUVE
ALGUM IMPEDIMENTO, FUI TRATADO COM CORTEZIA.
NADA TENHO A RECLAMAR.
SUGIRO QUE SE ELABORE QUESTIONARIO E SE FAÇA PESQUIZA , POR AMOSTRAGEM , NA SAÍDA DO “POUPA TEMPO.”
******
Caro Gonçalo:
Fico contente por você. Na verdade, se meu texto for lido com atenção, dá para ver que aponto alguns problemas. É isso.
Abraços
Paulo
Caro colega, como profissional comunicativo deveria prestar mais atenção no que realmente é bom para o cidadão, e acho que no caso a pesquisa de satisfação realizada pelo IBOPE contradiz o seu texto. Outra questão importante que você já deve ter ouvido falar é o invejado “padrão de atendimento Poupatempo” que certamente no futuro será implantado em todo território nacional. Portanto deveríamos elogiar o Poupatempo, e nos orgulhar dessa ferramenta que a Gestão Publica do Estado de São Paulo teve a felicidade de facilitar a vida do cidadão, e tem facilitando cada vez mais.
GOSTARIA DE SABER, O ENDEREÇO, O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO E SE NO POUPATEMPO CONSEGUE-SE UMA 2″ VIA DO RG DE OUTRO ESTADO ?.
Gostaria de saber quando terá novas contratações para o poupa tempo!!!! Sou de Olímpia cidade próxima de Rio Preto!!!
endereços em sp onde posso ir ao sabado dar entrada no seguro desenprego
Gostaria de saber se há multa para tirar a 2º via da carteira de trabalho.Obrigada
queria reclama sobre o atendimento da recepção do posto do detran de santo amaro fico envergonhado com o pouco caso que trata as pessoas