Dia da Consciência Negra – Frase e Piada

Há uns dois anos, nessa mesma data,  venho publicando aqui frase sobre o dia da Consciência Negra. Para não perder a oportunidade, publico novamente. Digo sempre que sou contra qualquer tipo de desperdício.  Agora me dou conta que sou contra, inclusive, o desperdício de frases e piadas oportunas. 

Essa frase foi criada por grupo de discussão na Internet, do qual fazia parte uma negra.

Acho legal a idéia de se ter um dia em homenagem aos negros. Sou a favor da emancipação das minorias e talvez o começo seja esse mesmo – um simples dia no calendário dedicado a esses grupos oprimidos. Mas a frase é bem legal:

“Inventaram UM dia da Consciência Negra só para deixar a negrada inconsciente o resto do ano”

Ocorreu-me também piada de domínio público a respeito do assunto.  Lá vai.

Um negro  consegue driblar toda a burocracia; finalmente, é recebido por Pelé.   Com paciência, ele escuta todos os preconceitos e discriminações de que o outro estava sendo vítima. Paternalmente,  Pelé tenta conformá-lo:

- Eu entendo bem o seu problema, meu filho.  Eu também já fui preto.

Sem querer lavar as mãos,  tanto a piada  quanto à frase não são minhas.  De qualquer forma, gostando ou não da frase, da piada,  do meu post, enfim,  mais uma vez, Boca no Trombone abre  canal para quem quiser se manifestar sobre o tema.

O importante é aproveitar bem mais esse feriado, sejam  sua consciência e sua pele da cor que forem !!!

26 comentários sobre “Dia da Consciência Negra – Frase e Piada

  1. Você é instrumento de discriminação é preconceito ao dar publicidade a estas frases e piadas.
    ++++++
    Caro Eméas:

    Não concordo com você. Caso contrário, não teria escrito o texto.
    De qualquer maneira, está aí o seu comentário.
    Abraços
    Paulo Mayr

  2. Mayr,
    Já dizia um amigo, o Tadeu, que tinha a pele branca e olhos azuis, que essa data ele gostava de comemorar pois ele a exemplo do FHC, também tinha um pé na cozinha. E mais, dizia: -” tenho sangue de preto lá em casa”. Logo em seguida ele arrematava: – São aproximadamente 5 garrafões de 5 litros, brincava. Sempre achei essa piada gozada, mais de mau gosto. Como eu sabia que em realidade o Tadeu não era rascista, eu deixava barato. Ele insistia e dizia que não havia dia da consciência branca e nem achava ruim quando lhes chamavam de “branquelo”.
    Brincadeiras à parte, penso que há muitos políticos que para se promoverem tentam sempre colocar a questão racial em evidência no afã de angariar simpatia e votos, a exemplo da tentativa de impor divisão por cotas nas universidades e esquecendo a questão financeira e a do ensino público. Não sou rascista e não acho que no Brasil exista rascismo predominante, pois nossa miscigenação é vasta diferentemente o que ocorre nos EUA, por exemplo, onde preto casa com preta e branco com branca, com raras exceções. Também não reconheço nenhuma dívida ou crédito por conta da escravatura e procuro criar meus filhos sem nenhum tipo de preconceito.
    Um lembrete: ao ser questionado num formulário ou verbalmente respondo e recomendo responder:
    RAÇA HUMANA

  3. Outro dia, assistindo uma novela, vi uma cena que me deixou pasmo. Uma senhora estapeando uma jovem de joelhos. O fato da artista jovem ser negra não havia como não notar a submissão desmedida e chocante. Parecia que a cena abominável se passava no século XIX, antes da abolição. A pergunta que não quer calar: se fossem duas artistas brancas o noveleiro adotaria a mesma postura da artista que se sentia culpada?
    Alguém me ajuda a raciocionar?

  4. Será que dá para sair na rua com uma caniseta com a frase:
    100% branco, sem arrumar confusão?
    Porque já muitas camisetas com a inscricão 100% negro.

  5. Comentando o post de Ubaldo:
    Não acho nada difícil o Manoel Carlos usar a novela para diminuir uma pessoa negra, no fundo ele deve ser racista, já que só gosta de Helenas, do Rio de Janeiro, só deve gostar de brancos tbm. Não assisto as novelas dele por muitos outros motivos, mas aposto que tem uma empregada doméstica negra nesta novela, a Globo sempre faz isso…

    1. É improvável que o manoel Carlos seja racista porque ele escolheu uma negra para ser a atriz principal. Você está certa quando comenta que há empregadas negras nas novelas. Infelizmente essa também é a realidade no país.
      Penso que brasileiros da classe alta e classe média têm preconceito de pobre e que os pobres brancos tem preconceito dos negros. Quanto ao episódio da novela talves o autor quisesse chamar a atenção, provocar prositalmente e tentar tornar a Tais Araujo um pouco menos antipática. O que não justifica a exagerada cena.

  6. Hoje dia da consciência negra no Brasil,pude assistir num canal de TV ,.uma entrevista de um grande sociólogo e ele dizia que no Brasil tinha mais racismo que nos Estados Unidos.Concordo pois acho que este dia,criado pelo nosso grande presidente LULA,nem deveria existir e existindo só faz aumentar o racismo.Deveria existir também o dia da consciência branca e das outras raças também.Não concordo com cotas(vagas) em faculdades ou qualquer outro segmento público para negros,acho que todo cidadão deveria dentro de suas possibilidades lutar pelo seu espaço,no trabalho,na faculdade ou em outra qualquer administração pública independente de cor,raça ou religião.
    È uma pena existir este feriado no Brasil,que só faz mais aumentar o racismo no Brasil.
    Cicero Gomes…

  7. Não há como contestar um melhor desempenho dos ne gros em muitos esportes, especialmente aqueles esportes onde a compleição física é fator importante. Por questões históricas o negro está na base da pirâmide em desenvolvimento econômico e social. O desenvolvimento intelectual e social e a equiparação com os brancos é só uma questão de oportunidade e tempo.

  8. Onde estamos realmente é de dar nojo, atualmente as pessoas fazem comentários para mostrar sua criatividade mais como penso o preconceito está nos olhos de quem vê.
    Pessoas com a pele do tipo eucasiano ”branco” não podem dar palpite quando o assunto é racismo em ralação a cor negra mais né navegamos na internet em busca de coisas interessantes e achamos isso é deprimente.

  9. Como você é coitado, achou bacana estas piadas rídiculas…
    Você é um miasma social….
    ++++++++++++

    Jussara. Na verdade, não são piadas Como digo, há uma frase, feita por um grupo, onde havia, inclusive, uma negra e UMA PIADA. A piada é de domínio público e não tem nada de ridícula (em tempo, vc acentuou ridícula de forma errada, certamente por distração). Mas vc tem todo o direito de expressar sua opinião. É isso!!!

    1. Meu vizinho tenho um carro (Vectra) branco e tem uma frase assim. “Sou branco mais tenho orgulho de ser dirigido por um negro”.
      Pergunto, e se fosse ao contrário?
      ++++++
      Eliezer:

      É complicada a coisa.
      De qualquer forma, eu acho bonito ver essa ascensão do negro na escala social (perdão pelo termo pseudo intelectual). A Veja já fez uma matéria sobre o tema. É legal, digo, bonito isso.
      Abraços
      Paulo Mayr

  10. Fiquei aki pensando como uma pessoa q escreve taão bem conseguiu postar uma coisa tao preconceituosa mais depois de algum tempo entendi q vc não passa de mais um alienado .

    Querido quem sabe um dia vc consiga enxerga isso como eu vejo e se de conta q essas atitudes so fazem almentar o preconceito em nosso país.
    ****************
    Chayene:

    Obrigado pelo elogio. Se você ler com mais atenção – tanto a piada quanto a frase -, nenhuma delas de minha autoria, vai ver que elas não têm nada de preconceituosas. Ao contrário, a frase mostra as atitudes preconceituosas da sociedade em relação ao negro. Já a piada, mostra exatamente a falta de conciência de classe do negro mais importante/destacado/famoso do Brasil.

    Se quiser postar novo comentário a respeito de minha resposta, fique a vontade.

    Continue leitora do Boca no Trombone.

    Um grande abraço

    Paulo Mayr

  11. ****GENTE SERA Q É TAO DIFICIL DE ENTENDER QUE O NEGRO FOI HUMILHADO COMEU E VIVEU COMO PORCO COMO UM LIXO ….SERA QUE É TAO DIFICIO TODOS SE CONSIENTISAREM DISSO….O Q ESTA ACONTECENDO …TODOS NOS TEMOS SANGUE DE NEGRO O BRASIL,NOSSO BRASIL É O PAIS MAIS MESTIÇO QUE EXISTE … ENTAO O DIA DA CONSIENCIA FOI JUSTAMENTE PRA ISSO…..PARA LEMBRA QUE MUITAS PESSOAS QUE SOFRERAO PARA NOS ESTARMOS AONDE ESTAMOS ..ESSA NOVA GERACAO TEM VERGONHA DE MOSTRA O CABELO SARARA …PREFERE A TAL DA CHAPINHA …VAMOS NOS ORGULHAR E NAO VAMOS DEIXAR PRETOS NEM BRANCOS NEM AMARELOS DIZER Q É BESTEIRA DE SE ORGULHAR…..POIS NAO É

  12. eu acho esse dia da conciencia negra uma bobagem,essas homenagem frases e tal uma bobagem,prq negros e brancos sao iguais sao pessoas.se sao pessoas iguais pra que ter diad a conciecia negra que e negro vai sim sentir inferior e tal parecer nao ser igual..povo burro que fica fazendo gracinha e anda resolve

  13. vc e um idiota por fazer essas piadinhas
    agora pro causa disso vc e odiado pro todos
    eu te acho um otario por faser isso
    +++++++++++

    Não estou fazendo piadinha. Apenas coloquei uma frase feita por um grupo de pessoas, entre elas, uma negra, conforme explico no texto.

    Eu não sou otário e fazer se escreve com z e não com s.

    Abraços

    Paulo

  14. seu lesadooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
    +++++++++++++++
    Por queeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee????????????????

    1. sera q vc naoi se da conta q isso e preconceito por isso vc e lesadoo e se vc fosse negro e ficassem fazendo piadinha de vc vc iria acha boom o seu idiota
      ++++

      Layla:

      Acho que vc não leu direito. Além disso, sei colocar vírgulas e escrever… Já…

      Grande abraço

      Paulo Mayr

  15. Olá, Paulo!
    Espero q continue provocando reflexões sobre o tema “consciência negra” e não se deixe “calar” por pessoas letradas, mas não alfabetizadas!!!
    ++++++++++++++++

    Prezada Pagu:

    Em primeiro lugar, legal seu nome – apelido -, o mesmo da musa da nossa Semana de Arte Moderna!!!
    Na verdade, são a frase (o mais importante) e alguma pequena e despretensiosa consideração minha.
    Obrigado pelo comentário!!!

    Todos os anos, na mesma data, eu publico esse mesmo texto. Vamos ver as reações em 2011!!!

    Abraços
    Paulo Mayr

  16. nos gostamos por causa da consciencia negra.e tambem por causa do tons das peles escuras e de outras pessoas

    Aline:

    Legal. Precisa mesmo haver integração entre pessoas e raças.
    Abraços
    Paulo Mayr

  17. tentar mudar o mundo nao e errado, mas racismo e um crime e preconceito tamben. nao seja racista e preconceituosos.
    +++++++

    Amanda, minha cara:

    Não sou preconceituoso, tampouco racista. Como digo no início do Texto, essa frase é de um grupo de pessoas, em que, aliás, havia um negro.

    Grande abraço

    Paulo Mayr

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>